Logo do eLab Hackerspace feito de PVC

FAQ

Perguntas Frequentes

  • Como posso fazer-me membro do eLab Hackerspace?

Podem fazer-se membros ao virem aos nossos encontros semanais, que ocorrem todas as Quartas-feiras das 20:00 às 24:00. De vez em quando mudamos o encontro semanal para outro dia, dependendo da disponibilidade da maioria dos membros. Se é a primeira vez que vêm visitar o eLab Hackerspace é melhor enviarem um email antes usando os dados na página de Contactos.

  • Existem algumas quotas de membro?

Sim, de momento aceitamos donativos de 2€ por mês para despesas de manutenção e para comprar equipamento novo.

  • Não consigo visitar o eLab Hackerspace no dia de encontro semanal. Posso fazer a visita noutro dia?

Sim, mas irá depender da disponibilidade dos membros. Tal como recomendado na primeira questão, utilizem o formulário de Contactos.

  • Se me fizer membro do eLab Hackerspace, poderei usar todas as ferramentas disponíveis?

Sim, mas a utilização de algum equipamento (fresadoras CNC, impressoras 3D e máquinas de corte a laser) poderá requerer ter alguma formação na utilização das mesmas. Contudo, apesar de alguns membros os possuírem, de momento ainda não temos este tipo de equipamentos no eLab Hackerspace.

  • Posso levar ferramentas emprestadas do eLab Hackerspace?

Não.

  • Vi que muitos dos vossos projectos são feitos com materiais reciclados e tenho algum equipamento velho/novo que gostaria de doar. Aceitam?

Na maioria das vezes a resposta é sim, a menos que não tenhamos espaço ou que não seja nada que possamos usar.

  • Vi alguns projectos do eLab Hackerspace que gostaria de fazer. Podem partilhar os planos comigo?

Tudo o que fazemos acabamos por partilhar como projectos open source / open hardware. Se ainda não estão disponíveis neste website, é porque estamos a preparar toda a documentação. Contudo, podem entrar em contacto connosco e faremos o nosso melhor para vos ajudar enquanto a documentação não está pronta.

  • Tenho uma ideia de um projecto espetacular que gostaria de fazer. Ensinam-me e ajudam-me a fazê-lo?

Venham aos nossos encontros semanais e certamente que ajudaremos e daremos dicas e sugestões de como executá-lo. Cada um dos nossos membros tem bons conhecimentos numa área diferente, por isso há uma forte probabilidade de que pelo menos um de nós vos possa ajudar. Tenham em consideração que não iremos fazer o projecto por vocês nem poderemos guiar-vos em todos os pequenos passos tal como um professor privado. Se gastarmos o nosso tempo a ajudar-vos, não teremos tempo de fazer os nossos próprios projectos.

  • Podem vir à minha escola/empresa/evento e dar uma palestra sobre fabricação digital / arduino / electrónica / open source / open hardware / outro assunto?

Sim, mas depende do assunto e da disponibilidade dos membros do eLab Hackerspace, uma vez que a grande maioria (ou mesmo todos) dos nossos membros tem trabalhos e tem de trabalhar para ganhar a vida tal como todas as outras pessoas. É preciso ter em conta que existem despesas (deslocamento, alimentação, alojamento) que têm de ser pagas. Apesar de termos todo o gosto em contribuir para a comunidade e de vez em quando fazermos palestras gratuitamente, o orador poderá requerer uma remuneração.

  • Podem vir à minha escola/empresa/evento e dar um workshop prático a sobre fabricação digital / arduino / electrónica / open source / open hardware / outro assunto?

Sim, mas depende do assunto e da disponibilidade dos membros do eLab Hackerspace, uma vez que a grande maioria (ou mesmo todos) dos nossos membros tem trabalhos e tem de trabalhar para ganhar a vida tal como todas as outras pessoas. É preciso ter em conta que existem despesas (deslocamento, alimentação, alojamento) que têm de ser pagas. Outras despesas com materiais e equipamento que sejam necessários para o workshop terão de ser pagas previamente.  Se deseja que façamos um workshop, entre em contacto connosco com antecedência para que tenhamos tempo de reunir todo o equipamento e materiais necessários. O orador poderá requerer uma remuneração.

  • Virão ao meu evento e demonstrar os projectos A, B e C?

Sim, mas depende do assunto e da disponibilidade dos membros do eLab Hackerspace, uma vez que a grande maioria (ou mesmo todos) dos nossos membros tem trabalhos e tem de trabalhar para ganhar a vida tal como todas as outras pessoas. É preciso ter em conta que existem despesas (deslocamento, alimentação, alojamento) que têm de ser pagas. Outras despesas com materiais e equipamento que sejam necessários para o evento terão de ser pagas previamente.  Se deseja que façamos demonstrações no seu evento, entre em contacto connosco com antecedência para que tenhamos tempo de reunir todo o equipamento e materiais necessários. O orador poderá requerer uma remuneração, dependendo do evento.

  • Também fazem workshops para crianças? 

Sim. Entre em contacto connosco usando o link de Contactos para saber mais.

  • Preciso de pessoas para desenvolver um projecto para a minha empresa. Podem desenvolvê-lo?

Sim, alguns dos nossos membros estão dispostos a fazê-lo, dependendo do projecto e da remuneração. Use o link de Contactos para entrar em contacto connosco.

  • Quero comprar um dos vossos projectos. Vocês vendem-nos?

Sim, alguns dos nossos membros estão dispostos a refazê-los para vender. Usem o link de Contactos para entrar em contacto connosco.

  • Tenho uma oferta de emprego que poder ser interessante para alguns dos membros do eLab Hackerspace. O que devo fazer?

Simplesmente envie-nos alguma informação sobre a oferta de emprego e nós reencaminharemos para todos os nossos membros.

  • Tenho uma questão que não está listada aqui. O que devo fazer?

Use o link de Contactos para entrar em contacto connosco ou deixe um comentário abaixo.

Leave a Reply