Existe um testador de componentes bom e barato que funciona com transístores, LEDs, bobinas, condensadores, resistências, díodos, entre outros, que podem obter aqui. Consegue detectar um determinado componente e as suas respectivas propriedades. Por exemplo, consegue medir circuitos LCR, distinguir entre um transístor TJB e um MOSFET, entre PNP e NPN, detectar a sua tensão de condução e o seu ganho, etc. É realmente útil no entanto tem um pequeno problema, não é muito prático, visto que costuma vir apenas em PCB. Como tal decidi desenhar uma caixa impressa a 3D para isso.

Apesar de ser uma ferramenta útil, se estivermos a lidar com componentes no dia a dia, torna-se pouco prático de usar da maneira que vem da fábrica. Para além de que às vezes os nossos dedos tocam na parte de trás do circuito e atrofiam as leituras. A maioria dos vendedores também vende uma caixa de acrílico no entanto é estupidamente grande e pouco prática. Além disso, ignoram o acesso ao footprint SMD para testar transístores, o que apesar de não ser muito importante, é sempre uma desilusão. E por isso tive a ideia de desenhar uma caixa que pudesse ser impressa a 3D. Desenhei-a de forma a que fosse confortável para ter nas mãos e fácil de imprimir. Feita em 4 partes, a tampa de baixo, a de cima, um aro central e o botão, unidos por 4 parafusos M3 e 4 porcas.

Se estiverem interessados em saber mais detalhes podem ver no meu blog e caso queiram obter um medidor destes podem adquiri-lo aqui.


João Duarte

Um dos fundadores do eLab Hackerspace. Pós-Graduado com uma Especialização em Engenharia Eléctrica e Electrónica. Alguns dos seus interesses incluem fabricação digital, domótica, robótica, alta tensão e química.

Leave a Reply