Resumo Maker Faire 2015

Depois do enorme sucesso da Lisbon Mini Maker Faire 2014 com mais de 9000 visitantes, cá estamos novamente na Maker Faire 2015 a qual, como era de esperar, superou todas as expectativas da anterior com cerca de 14000 visitantes.

Este ano estiveram presentes cerca de 120 projetos de diferentes áreas, desde a impressão 3D feita a partir de impressoras construídas e desenvolvidas pelos próprios Makers, passando pela robótica, veículos a energia solar, CNC’s, Boards de Skate personalizáveis, uma Cúpula Geodésica construída a partir de materiais de baixo custo, um Intercomunicador Óptico, um “Museu de Jogos Nostálgicos”, inúmeros projetos de garagem, etc. Aqui irei efetuar um pequeno resumo focado principalmente em alguns projetos apresentados pelos elementos que representaram o Algarve os quais conseguiram 1 medalha de melhor projeto científico e 5 medalhas de Makers de mérito … Parabéns a todos!

DSC_0724.JPG

Cúpula Geodésica

Construída principalmente pelo João Duarte e apresentada pelo Dinis Miguel, foi feita a partir de materiais de baixo custo como tubos VD e abraçadeiras, os conectores foram impressos numa Impressora 3D. Projecto patrocinado pelo Grupo Rolear!

DSC_0673.JPG

Impressora 3D i3 Saleiro

O Maker Mário Saleiro apresentou-nos alguns dos seu projetos entre os quais a sua impressora “i3 Saleiro” baseada na Prusa i3 mas com algumas melhorias significantes, totalmente desenhada e desenvolvida por ele.

DSC05888.JPG

HacKeyboard

Também do Mário, um teclado mecânico que até aqui conquistou 3 prémios internacionais, o qual consegue gravar Macros e executá-las diretamente através do hardware do teclado, equipado com Keylogger interno, um Hub USB, 8GB de armazenamento e vários modos de iluminação.

DSC05882.JPG

 

TheMaker 3.1 CNC Machine

E por fim, depois da CNC THE MAKER 1 e CNC THE MAKER 2, o Mário trouxe-nos a sua nova versão, a THE MAKER3.1 uma versão bastante melhorada que mostra a evolução das versões anteriores, capaz de fresar alumínio e outros materiais. Graças aos seus projectos o Mário foi um dos premiados com uma medalha Maker of Merit, parabéns Mário!

DSC05990.JPG

Impressora 3D Mini E-Waste

O Maker Fernando Cánovas, um dos membros e eLab e do CCMAR também nos trouxe uma pequena Impressora 3D totalmente construída a partir de material informático reciclado (drives de CDs, DVDs e Disquetes) ao que lhe foram atribuídas 2 medalhas de Maker of Merit, muitos parabéns Fernando!

DSC_0593.JPG

Com este projeto o Fernando alertou a toda a comunidade para a importância de se reciclar o chamado lixo informático e eletrónico.

fernando.png

SatNOGS

O Fred Zabel apresentou a sua versão do sistema de seguimento de satélites de baixa órbita em tempo real SatNOGS, em que toda a engrenagem do rotor da antena, suportes de fixação dos elementos da antena e outras peças foram impressas a 3D.

DSC_0430.JPG

Propulsor Iónico

Os propulsores de iões são usados para propulsão interplanetária nas naves espaciais, o João Duarte recorrendo a pregos, tubos de cobre, peças desenhadas e impressa por ele próprio e com o auxilio de um transformador de alta tensão (9000V), retirado de um painel de reclame de néon, desenvolveu este magnifico motor o qual lhe permitiu acelerar até um primeiro prémio como melhor projeto científico da Maker Faire 2015, parabéns João!

DSC_0751.JPG

DSC_0638.JPG

Candeeiro de ADN

Para além disso o João trouxe-nos ainda outra criação de sua autoria, a DNA Lamp, a qual ganhou um premio no Instructables e saiu num artigo da prestigiada revista MAKE Magazine.

dna.png

 

Relógio de Nixie

O David Lobato partilhou com toda a comunidade Maker o seu Relógio Nixie construído de raiz, o qual trouxe um sabor de vintage a toda a Maker Faire. Estes displays nixies utilizam a descarga de plasma em tubos de néon para emitir luz. Este Relógio Nixie utiliza conversores de alta voltagem para alimentar os nixies e um Arduino nano como controlador.

20150919_191112.jpg

Impressões 3D

Eu, tive a oportunidade de apresentar uns pequenos robôs construídos e impressos na minha própria impressora 3D que construí para o efeito. Estes brinquedos conseguiram conquistar o público pequeno e graúdo da Maker Faire.

DSC_0756.JPG

DSC_0697.JPG

DSC_0696.JPG

Intercomunicador Óptico

O nosso Maker Rádio Amador e especialista em eletrónica analógica Emídio, trouxe-nos o seu sistema de comunicação mais recente, o intercomunicador óptico, construído e desenvolvido por ele de raiz. Este meio de comunicação permitiu estabelecer a comunicação com o público utilizando um feixe luminoso.

DSC_0629.JPG

DSC_0630.JPG

DSC_0693.JPG

Bobble Heads impressos a 3D e Clone em Tamanho Real

O Luís Carlos apresentou um trabalho que foi uma verdadeira maratona para terminar. Ele construiu uma replica em tamanho real dele próprio a qual teve 500 horas de impressão 3D usando 10 Kg de filamento PLA. Incrível! Para além disso também nos mostrou os seus Bobble Heads impressos a 3D.

DSC05874.JPG

DSC_0705.JPG

Arduino Dagu Rover 5

O George Ghiuro, aluno de informática da UAlg, apresentou-nos o seu Dagu Rover 5, um robô  controlado através de um Arduino o qual percorre uma trajectória ao longo de um obstáculo usando um módulo de sensores ultra sons.

DSC05860.JPG

Matriz de LEDs

O Daniel Martins e o João Silva, alunos do Curso de Engenharia Elétrica e Eletrónica também foram contemplados com uma fita Maker of Merit, Parabéns aos dois, que trouxeram uma Matriz de LEDs interactiva gigantesca na qual era possível jogar-se ao famoso Snake, entre outras coisas.

Câmara Multi-espectral

Também do CCMAR, o Maximilian Ritter apresentou-nos a sua câmara multi-espectral, a qual também lhe valeu uma medalha Maker of Merit! Parabéns Maximilian!

DSC05857.JPG

Saindo agora um pouco da comitiva Algarvia, existiram muitos outros projectos interessantes, entre os quais destaco:

Beards On Boards

Os Beards on Boards também foram premiados com 2 fitas Maker of Merit, os meus parabéns em nome do eLab Hackerspace. Vieram-nos mostrar como é que eles fazem as suas Boards e LongBoards de Skate, com formas e temas personalizáveis, usando técnicas de pintura, de escultura e corte da madeira que acabam por se tornar verdadeiras obras de arte.

CPXwt-HUsAAKaji.jpg

Museu de Videojogos

Há muito que não via em nenhum evento Maker aficionados por videojogos vintage.. Eu como uma pessoa que viveu a revolução da informática pessoal dos anos 80, acabei de ficar nostálgico. São poucos os que ainda hoje se lembram do Atari Amiga, Zx Spectrum, VEGA… de jogos como Space Invaders, Out Run, Chuckie Egg, Super Mario, etc. Aqui na Maker Faire houve a oportunidade de voltarmos a essa geração, e voluntários a querer reviver esses tempos não faltaram, embora muitos deles nessa geração ainda não fossem nascidos.

DSC05986.JPG

DSC05987.JPG

DSC_0555.JPG

Clube de Robótica da Escola de São Gonçalo

Um dos projetos que gostei mais de ver na MakerFaire deste ano, foi o apresentado pelos os alunos do Clube de Robótica da Escola de São Gonçalo de Torres Vedras. Em meu nome e em nome do eLab Hackerspace os nossos sinceros parabéns! Este grupo de alunos apresentou grande empenho e entusiasmo no trabalho desenvolvido por eles próprios. Foi um trabalho que me emocionou a mim e a toda a Maker Faire!

DSC_0478.JPG

DSC_0479.JPG

Este grupo de alunos já foi premiado internacionalmente diversas vezes em competições de robótica e aqui como não deveria de ser exceção, foram novamente premiados  com o Prémio de Excelência na apresentação do projeto e um Prémio de Mérito, pelo trabalho Robótico desenvolvido. Neste prémio conquistaram a tão desejada Impressora 3D da BQ, prémio atribuído pela BQ Portugal!

DSC_0660.JPG

Após 3 dias sem parar toda a equipa do eLab Hackerspace procurava momentos de descanso para relaxar, e nada melhor que a famosa Cúpula Geodésica que foi um sucesso na Maker Faire:

DSC_0433.JPG

Perante isto, damos como terminada mais uma excelente participação do eLab e do resto da nossa “ilha Algarvia” num evento mundialmente conhecido que é a Maker Faire. Este ano, a equipa algarvia conseguiu conquistar cerca de 25% dos projetos apresentados na Maker Faire 2015, cinco fitas Maker of Merit e um primeiro prémio de melhor projeto científico do evento!

DSC_0718.JPG

Até para o ano … pois para o ano há mais ….

2 comentários a “Resumo Maker Faire 2015”

  1. Parabéns pelo artigo Jorge e ao Elab pelos projectos apresentados. Fiquei nostálgico ao ver o relogio com display Nixie, relembrou-me os tempos em que trabalhei com um frequencimetro HP com displays Nixies.
    Parabéns a todos!!

    1. Obrigado Zé … pois todos estes projectos que nos recordam a nostalgia dos nossos velhos tempos …. só nos transformam-nos mais novos … pois recordar e viver …. com isto tudo a gente se mantem vivos Zé 🙂
      Um Grande abraço

Leave a Reply