Brincar com Nixies: Mais um relógio Nixie

Os Tubos de Nixie são dispositivos electrónicos utilizados para representar dígitos ou outras informações como símbolos ou letras. Funcionam de acordo com o principio da Descarga Luminescente. Basicamente são tubos preenchidos com uma mistura de gases a baixa pressão e dois (ou mais) eléctrodos metálicos. Quando uma tensão é aplicada a dois destes eléctrodos, e a tensão excede um certo valor denominado de tensão de ruptura, o gás no tubo é ionizado, transformando-se em plasma, e começando assim a conduzir electricidade, dando origem a uma luz brilhante e colorida (dependendo do gás utilizado no seu interior, para tubos de néon a cor é vermelha-alaranjada).

img_0052.jpg

A primeira vez que vi um tubo de Nixie fiquei cativado pelo brilho emitido pelos seus segmentos e decidi imediatamente construir alguma coisa com alguns deles. Existem vários tipos de Nixies, a maioria deles para representar dígitos, então tinha que arranjar um projecto um pouco mais ambicioso que o típico “Hello World!”. Um relógio! Isso servirá! Simples mas com elementos suficientes para me divertir por algum tempo.

A descrição completa do projecto pode ser encontrada aqui, dêem uma vista de olhos e construam o vosso!

img_0071.jpg

Este projecto foi exibido na Lisbon Maker Faire 2015 onde atraiu a atenção de alguns makers sénior que se lembraram dos tempos antigos quando os Nixies eram usados nos equipamentos electrónicos.

A última adição a este projecto foi uma caixa impressa a 3D. Uma forma bastante simples com o nome do projecto à frente mais dois botões laterais para ajustar o tempo.

IMG_0083.JPG

IMG_0102.JPG

IMG_0130.JPG

Leave a Reply