Um dos projectos mais pequenos e simples que fizemos para a Lisbon Maker Faire 2015 foi uma pequena réplica impressa a 3D do eléctrico de Lisboa, um dos ícones mais carismáticos da cidade! Os modelos estão disponíveis no Thingiverse.

Pensei na ideia apenas a algumas semanas do evento então não houve muito tempo para o desenhar. Primeiro pesquisei por modelos online que pudesse usar mas não encontrei nada interessante. Então decidi começar a desenhá-lo no Tinkercad.
Baseei-me numa série de fotografias de diversos ângulos. Levou-me um bocado para o desenhar mas acho que ficou engraçado:
Queria fazê-lo com as cores reais, senão não seria tão interessante, então decidi separá-lo em diversas partes para as várias cores, que no fim seriam encaixadas e coladas.
Assim que o desenho ficou terminado, chegou a altura de começar a imprimir. Comecei pela base amarela:
A parte branca foi um bocado complicada, tem muitas retracções e uma ponte gigante perto do fim. Infelizmente alguns dos pilares acabaram por se partir porque ficaram demasiado finos. Eu depois redesenhei a peça para aumentar a espessura. No entanto a ponte até correu bastante bem, fiquei surpreendido com a nossa Lulzbot TAZ4!

Como estava com alguma pressa, também utilizei uma Prusa I3 para imprimir o tejadilho ao mesmo tempo:

Apesar de ser um projecto simples também é atractivo, os visitantes da feira reconheceram-no imediatamente:
Se quiserem imprimir o vosso próprio eléctrico, os modelos estão disponíveis no Thingiverse.

Talvez queiram experimentar com diferentes combinações de cores para fazer eléctricos com estilos variados!
0 comentários