Candeeiro de ADN Impresso a 3D

Este projecto foi feito para o Concurso de Impressão 3D do Instructables. Estava a pesquisar modelos 3D quando encontrei uma cadeia de ADN, e reparei que ao rodar o modelo, gerava-se um efeito interessante ascendente ou descendente, pensei que seria engraçado tirar partido desse estranho efeito e usá-lo em alguma coisa, foi então que me lembrei de fazer um candeeiro. Este será apenas um breve resumo, uma vez que o artigo completo encontra-se disponível no Instructables. E os ficheiros STL podem ser descarregados no My Mini Factory.

F5XY80GIAEJPVP7.MEDIUM.gif

Pensei em utilizar filamento “brilha no escuro” para fazer realçar mais a cadeia de ADN com as luzes desligadas, Também pensei que seria interessante fazer os LEDs acender e apagar gradualmente, para fazer um efeito visual engraçado ao ADN, mudando-o de branco brilhante a verde fluorescente, dando-lhe aquele aspecto de experiência científica misteriosa.

Como não sabia muito sobre modelação 3D e precisava fazê-lo depressa, comecei a fazer um pequeno esboço inicial no Tinkercad:

FXCN9XRIAIFGFNO.LARGE.jpg

Depois de ter os desenhos prontos, era altura de imprimir as diversas partes. Para acelerar este processo usei duas impressoras 3D, a LulzBot TAZ 4 do eLab e a minha Prusa I3:

FLEK55JIAGMF9PH.LARGE.jpg

Levou algumas horas a imprimir todas as partes mas eventualmente estavam prontas a usar:

F44BXTMIABOS28L.LARGE.jpg

De seguida comecei a montar as diversas partes e a ligar os componentes electrónicos:

FF0BZ8PIABOSFQ2.MEDIUM.jpg

Para fazer a plataforma rotativa da cadeia de ADN, usei o motor de um microondas velho:

FFXBZ0JIADRIXQM.LARGE.jpg

O esquema é relativamente simples, um conversor AC/DC de 5V, que na verdade é um antigo carregador da Nokia, o motor, um relé, alguns LEDs, um botão e um Arduino:

FQHE3QAIADRIEFB.LARGE.jpg

Depois chegou a altura de fechar tudo no sítio:

F0R47EFIABOSL2K.LARGE.jpg

E agora está pronto para ligar. É exactamente o que tinha idealizado! Aqui está o resultado final:

Felizmente acabei a tempo do concurso e consegui ser nomeado um dos vencedores! Este acabou por ser um excelente projecto, uma vez que foi destacado em alguns sites importantes como o 3Dprint.com, o 3ders.org e o Hackaday, bem como outros websites.

Não se esqueçam de ver o artigo no Instructables para terem o tutorial completo e detalhado de como fazer o candeeiro!

Leave a Reply