Este projecto foi feito para o Concurso de Impressão 3D do Instructables. Estava a pesquisar modelos 3D quando encontrei uma cadeia de ADN, e reparei que ao rodar o modelo, gerava-se um efeito interessante ascendente ou descendente, pensei que seria engraçado tirar partido desse estranho efeito e usá-lo em alguma coisa, foi então que me lembrei de fazer um candeeiro. Este será apenas um breve resumo, uma vez que o artigo completo encontra-se disponível no Instructables. E os ficheiros STL podem ser descarregados no My Mini Factory. Se não vos apetecer construir, podem comprar um no Tindie.

F5XY80GIAEJPVP7.MEDIUM.gif

Pensei em utilizar filamento “brilha no escuro” para fazer realçar mais a cadeia de ADN com as luzes desligadas, Também pensei que seria interessante fazer os LEDs acender e apagar gradualmente, para fazer um efeito visual engraçado ao ADN, mudando-o de branco brilhante a verde fluorescente, dando-lhe aquele aspecto de experiência científica misteriosa.

Como não sabia muito sobre modelação 3D e precisava fazê-lo depressa, comecei a fazer um pequeno esboço inicial no Tinkercad:

FXCN9XRIAIFGFNO.LARGE.jpg

Depois de ter os desenhos prontos, era altura de imprimir as diversas partes. Para acelerar este processo usei duas impressoras 3D, a LulzBot TAZ 4 do eLab e a minha Prusa I3:

FLEK55JIAGMF9PH.LARGE.jpg

Levou algumas horas a imprimir todas as partes mas eventualmente estavam prontas a usar:

F44BXTMIABOS28L.LARGE.jpg

De seguida comecei a montar as diversas partes e a ligar os componentes electrónicos:

FF0BZ8PIABOSFQ2.MEDIUM.jpg

Para fazer a plataforma rotativa da cadeia de ADN, usei o motor de um microondas velho:

FFXBZ0JIADRIXQM.LARGE.jpg

O esquema é relativamente simples, um conversor AC/DC de 5V, que na verdade é um antigo carregador da Nokia, o motor, um relé, alguns LEDs, um botão e um Arduino:

FQHE3QAIADRIEFB.LARGE.jpg

Depois chegou a altura de fechar tudo no sítio:

F0R47EFIABOSL2K.LARGE.jpg

E agora está pronto para ligar. É exactamente o que tinha idealizado! Aqui está o resultado final:

Felizmente acabei a tempo do concurso e consegui ser nomeado um dos vencedores! Este acabou por ser um excelente projecto, uma vez que foi destacado em alguns sites importantes como o 3Dprint.com, o 3ders.org e o Hackaday, bem como outros websites.

Não se esqueçam de ver o artigo no Instructables para terem o tutorial completo e detalhado de como fazer o candeeiro!


João Duarte

Um dos fundadores do eLab Hackerspace. Pós-Graduado com uma Especialização em Engenharia Eléctrica e Electrónica. Alguns dos seus interesses incluem fabricação digital, domótica, robótica, alta tensão e química.

Leave a Reply