Depois de mais um workshop do eLab, podemo-nos orgulhar de ter realizado mais um evento com sucesso. Neste segundo workshop, todos os participantes tiveram oportunidade de aprender alguns dos métodos utilizados para o fabrico de placas de circuito impresso. Foram demonstrados 5 métodos de transferência do circuito para a placa: a sensibilização com ultra-violetas em papel vegetal e em acetato, a transferência de toner em papel de revista e em papel de alumínio e ainda por aplicação da película dry film. Foram também demonstrados 2 processos de corrosão: através do percloreto de ferro e por mistura de ácido muriático com água oxigenada. 

2012-11-21-18-33-46.jpg

Esta foi a primeira parte da construção de uma placa de desenvolvimento para o microcontrolador PIC16F88 que será completada num próximo workshop.

Uma vez mais, o feedback dos participantes foi bastante positivo, de onde pudemos tirar as seguintes conclusões:

  • Grande parte dos participantes sente-se confiante para fabricar as suas próprias PCBs, admitindo que precisam de praticar um pouco.
  • Consideraram ser um Workshop útil e interessante.
  • E têm vontade de voltar a participar em outros Workshops sobre robótica, desenho de circuitos electrónicos (Kicad), microcontroladores, webdesign, raspberry pi entre outros.

Queríamos ainda deixar aqui uma agradecimento especial ao Departamento de Engenharia Electrotécnica da Universidade do Algarve pelo apoio dado na preparação deste Workshop!

Aqui ficam as fotos do workshop:

Response code is 404

Categorias: EventosWorkshop

Mário Saleiro

O Mário é um dos fundadores do eLab Hackerspace. Geralmente gosta de destruir coisas e tansformá-las em coisas novas. Gosta de electrónica, fabricação digital, robótica, visão computacional e muitas outras coisas. É licenciado e mestre em engenharia electrónica e está a terminar o doutoramento em engenharia informática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *