agitador automático

Agitadora Automática para o fabrico de PCBs

No seguimento da última publicação sobre o fabrico de PCBs, apresentamos mais um projecto útil no fabrico de placas de circuito impresso. A corrosão com percloreto de ferro é um processo lento, sendo possível acelerá-lo agitanto regularmente a solução. Para tal criámos um mecanismo simples de fazer uma agitadora automática aproveitando a estrutura de uma drive de DVD de um desktop.

Primeiro é necessário desmontar a drive, retirando a parte electrónica e todos os mecanismos, excepto os que se vê na imagem abaixo. Deve-se apenas deixar ficar o suporte do laser e respectivos eixos e o motor do porta CDs.

dsc02327.jpg

Usando um parafuso pequeno, aparafusa-se um fio de cobre ou um arame (que não dobre facilmente) à roda dentada. Deve ajustar-se o aperto de modo que o arame fique livre para transmitir o movimento da roda dentada. À outra extremidade do arame fazer o mesmo, usando um parafuso para prendê-lo ao suporte do laser ou usar furos que já existam no mesmo. O parafuso na roda dentada deve ficar o mais próximo do centro de modo a ter mais binário e os movimentos serem curtos. Caso contrário, o motor pode não ter força suficiente para o movimento.

dsc02328.jpg

Para suportar a base do recipiente foi necessário colocar um parafuso no suporte do laser. Uma vez que nesta drive já se encontrava feito um furo no centro do suporte do laser, aproveitou-se esse mesmo furo para colocar um parafuso M8. Para segurar o parafuso usam-se duas porcas, uma para apertar ao suporte e outra para criar o espaçamento para a tampa da drive.

dsc02329.jpg

Neste ponto é conveniente ver qual o movimento do parafuso provocado pelo movimento da roda dentada e fazer um corte na tampa da drive com o tamanho apropriado para que o mesmo se possa mover para a trás e para a frente.

dsc02330.jpg

Para fazer a base para o recipiente, optámos por usar acrílico, material que tínhamos disponível. Cortámos à medida do recipiente e fizémos o furo para o parafuso que está no suporte do laser. A base do recipiente não deve ser maior que a drive, pois o motor não tem força suficiente para grande recipientes.

dsc02331.jpg

Por fim, liga-se um transformador ao motor, de 5V ou 3V, dependendo da velocidade desejada e montam-se todas as partes, ficando com o seguinte aspecto:

dsc02340.jpg

Aqui está o teste de funcionamento:

Este projecto pode ser melhorado, diminuindo a velocidade do motor e aumentando o movimento da base. Porém, com o motor existente não foi possível. Se se baixar a tensão com a intenção de diminuir a velocidade pode acontecer que o motor fique sem binário suficiente para o movimento.

2 comentários a “Agitadora Automática para o fabrico de PCBs”

Leave a Reply