Abertura e Análise da LulzBot TAZ 4

Esta é provavelmente uma das publicações mais excitantes que já escrevemos. A bastante aguardada recepção, abertura e análise da nossa nova impressora 3D TAZ 4 da LulzBot, que nos foi atribuída na 4º edição do Annual Hackerspace Giveaway!

Todos nós ficámos aqui bastante entusiasmados quando descobrimos a fantástica notícia que o nosso Hackerspace tinha sido um dos premiados! Então, obviamente que todos no eLab quiseram estar presentes para o grande acontecimento e “test drive” da nossa nova impressora 3D, afinal parecia uma magnífica manhã de natal 😛

Portanto, isto foi o que recebemos:

04.jpg

Uma caixa gigante acompanhada por outra mais pequena! Todas preenchidas com vários tipos de autocolantes que davam pistas sobre o seu interior 😀

01.jpg

Tudo desde as informações postais normais, ao autocolante alusivo ao facto da impressora ser fabricada no Colorado, e claro os logótipos da LulzBot e Aleph Objects, revelando o seu conteúdo: a fantástica TAZ 4 3D Printer!

Neste momento, estavam todos super entusiasmados e era impossível esperar mais, começámos logo a abrir as caixas:

05.JPG

Como gostamos de deixar o melhor para o fim, começámos pela caixa mais pequena, que trazia um rolo de 1kg de filamento HIPS 😀

07.JPG

De seguida virámo-nos para a caixa maior e mais antecipada:

08.JPG

Era possível reparar na cara alegre de todos, como pequenas crianças a acordar no seu dia de aniversário:

10.jpg

Ao abrir a caixa, a primeira coisa que vemos é o guia de início rápido. Que por acaso até está bastante bom, fácil de compreender e muito bem explicado com imagens. Certamente ajuda a ter a impressora pronta a funcionar rapidamente:

11.jpg

Mas claro que nós estávamos bastante mais interessados no que estava por baixo. Então retirámos a primeira camada protectora:

12.jpg

Primeiro existe uma pequena caixa:

13.jpg

Traz uma série de coisas, desde cabos de alimentação, a manuais mais detalhados, tubo PTFE, um cartão SD com toda a documentação da impressora, e  um pedaço de filamento verde LulzBot, que por acaso até tem uma cor apelativa:

14.jpg

A caixa traz também uma pequena surpresa, um pequeno polvo impresso a 3D. O polvo é a mascote da Lulzbot! O interessante sobre este polvo é que ele foi impresso nesta mesma impressora, é no fundo o teste de qualidade feito na fábrica e assim temos o comprovativo que a impressora que recebemos é capaz de imprimir peças de qualidade. E de facto nós reparámos mais à frente que na mesa da impressora existia a marca de um polvo.

DSC04580.JPG

Okay, de seguida existe a fonte de alimentação e o extrusor:

18.JPG

Este é o bloco extrusor:

19.jpg

Agora podia começar aqui a explicar que o extrusor tem um bom aspecto, ou que parece ter uma construção robusta, mas acho que a próxima imagem faz um bom resumo 😛 É uma peça obviamente bem desenhada.

lulzbot not bad

Finalmente, depois da segunda camada de protecção, lá estava ela, a impressora 3D TAZ 4:

23.jpg

Num dos lados vinha um pequeno estojo:

22.jpg

Traz uma série de ferramentas úteis como por exemplo um conjunto de chaves sextavadas, uma espátula para ajudar a retirar as impressões da mesa, um frasco para armazenar acetona, um alicate, pinça, entre outras:

21.jpg

De seguida retirámos cuidadosamente a estrutura de alumínio preta da caixa juntamente com a parte da mesa:

25.jpg

Depois começámos a montar a mesa aquecida na estrutura principal:

27.jpg

E afixámos a mesma com os respectivos parafusos:

30.JPG

Ligámos também os conectores dos cabos do motor do eixo da mesa e do sensor de posição:

32.jpg

De seguida montámos a cabeça do extrusor na carruagem do eixo do X:

35.jpg

E ligámos os respectivos conectores dos cabos do extrusor, do motor e da ventoínha:

34.JPG

Por fim, conectámos a fonte de alimentação e ligámos o interruptor. O LCD acendeu logo:

36.JPG

Montámos o tubo PTFE na impressora e colocámos o filamento HIPS no suporte lateral para rolos. De seguida passámos o filamento por dentro do tubo, que guiará o filamento até à cabeça do extrusor. A impressora estava agora preparada para um teste:

37.jpg

Começámos por imprimir o polvo utilizando o programa Cura Lulzbot Edition:

DSC04630.JPG

Levámos algumas tentativas até conseguir, porque não sabíamos os parâmetros de temperatura e velocidade adequados para este filamento HIPS, mas eventualmente conseguimos imprimir com sucesso:

40.jpg

Como tínhamos um bocado de PLA branco que alguém nos doou para testar a nova impressora,  decidimos imprimir algo diferente. Ao navegar pelos conteúdos do cartão SD encontrámos um ficheiro chamado Lulzamid que não sabíamos exactamente o que era, mas tínhamos uma ideia:

44.jpg

Sim, a Lulzamid é na verdade a pirâmide da LulzBot 😛 Depois de impressa a peça, tornou-se óbvio:

45.jpg

A peça em si saiu bastante boa, com muitos detalhes, uma impressão de qualidade. Só no topo é que ficou um pouco derretida mas isso foi porque nós exagerámos um pouco na temperatura 😛

47.jpg

É claro que actualizámos logo a porta do eLab com o novo autocolante da LulzBot:

DSC04637.JPG

Até agora a TAZ tem sido uma excelente ferramenta de aprendizagem, que nos tem permitido adquirir novos conhecimentos no mundo da impressão 3D e a pensar mais à frente em como criar coisas ainda melhores. Tem estado bastante ocupada no nosso Hackerspace e sempre a imprimir peças perfeitas!

Para resumir, é uma impressora fantástica, com impressões de grande qualidade, muitos detalhes, é bastante robusta e fácil de montar. A área de impressão é grande, com 298 x 275 x 250 mm. O extrusor traz um “nozzle” de 0.35mm e a impressora em si está preparada para fazer o upgrade facilmente para um duplo extrusor. Em termos de assistência, nós não necessitámos de contactar ninguém mas pelos emails que trocámos com a LulzBot, eles parecem ser bastante prestáveis e preparados para ajudar com o que for preciso. Para terminar esta análise, para nós como Hackerspace e como um grupo de pessoas que gosta de criar coisas, o que faz a TAZ ser uma impressora ainda mais maravilhosa é o facto de ser totalmente open source! Temos que felicitar a Lulzbot nesse ponto, é um esforço nobre 🙂

DSC04635.JPG

Uma vez mais, e em nome de todo o grupo, muito obrigado LulzBot por este magnífico prémio! Temos a certeza que com a TAZ 4, os projectos do eLab serão ainda melhores!

Leave a Reply