pinças para PCBs

Pinças em PVC para o fabrico de PCBs

No fabrico de PCBs é necessário manusear com muito cuidado a placa de circuito impresso, tanto para não comprometer o trabalho até aí feito, como para evitar os riscos dos produtos químicos usados no processo. Um dos utensílios usados no fabrico de PCBs são as pinças. Estas não podem ser de metal, pois um dos químicos usados, o percloreto de ferro, é um corrosivo de metais.

O eLab deixa aqui uma sugestão de como fazer as pinças de vários tamanhos. A partir de um perfil de PVC e com a ajuda de uma pistola de ar quente, podemos moldar o PVC na forma de um pinça.

Começando por uma tira de PVC que se pode adquirir em qualquer loja de bricolage:

dsc02320.jpg dsc023194.jpg

Corta-se com o tamanho desejado, contando com a dobra:

dsc02320.jpg

Agora é necessário usar a pistola de ar quente, apontando para o sitio onde queremos moldar a uma distancia de 10 cm. Começa-se por fazer uma dobra em cada lado (1) e depois a dobra do meio (2). Deve deixar-se sempre arrefecer no intervalo de cada dobra. A dobra de lado serve para reforçar a pinça.

dsc02321.jpg

Para terminar, voltamos aquecer apenas as pontas das pinças e, de seguida, aperta-se a pinça, de modo que as pontas fiquem o mais paralelas possível. Com uma lima, desbastam-se um pouco as pontas para criar um ângulo de 45º.

dsc02335.jpg

Após este processo, ficamos com mais um importante utensílio para o fabrico de PCBs.

dsc02339.jpg

Bons trabalhos.

Leave a Reply